FUTEBOL E CONSCIÊNCIA.
O título desta página se justifica pelo futebol nos permitir o delírio, a ilusão, o sonho. Qual menino,já se disse tanto, não sonhou em participar deste mundo de sonhos , inebriado com as firulas do Gaúcho ou pelas cifras suntuosas de um mundo à parte que vivem os grandes craques. Aliás os meninos se declaram hoje muito mais desejosos pelos milhões do que pelos dribles.
É claro que vou falar de futebol, do sonho, da arte, produzida principalmente, por Latinos e africanos.
É a Arte que nos delicía, os dribles e o gol.A festa dos povos em torno do girar da pelota, mas a consciência(a outra parte do título) cutuca para as contradições, para não deixarmos que a mercantilização apague o romantismo.Das lembranças que carregamos,que quando meninos , nos divertíamos em colocar a tampinha de refrigerante, a bolinha de papel, ou qualquer outro objeto, entre as pernas de um "adversário", e ainda nos sentíamos como se fossemos Pelé.
A consciência chama a atenção para feiúra dos padrões técnicos, encarceiradores da criatividade, para a violência, para a corrupção, do futebol-negócio, ou seja, todas as contradições que existem nas sociedades capitalistas, no qual o futebol é uma das suas expressões.
O futebol é uma das poucas coisas que pertencem à todos.Os descalços , famintos por comida,educação e cultura, à todos os deserdados da terra , das crianças e enfermos, que para praticarem uma grande jogada, basta a imaginação criadora. Ensaiamos jogadas em nossa mente.Ensaiarei aqui, mas também cutucarei com "vara curta" as contradições deste ópio cativante, chamado futebol.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home