terça-feira, junho 27, 2006

Brasil X Gana


Vencemos. Fomos competentes em fazer um placar folgado. Parreira diz que show é ganhar, e que perder jogando bonito não faz parte da história. A torcida brasileira não exige neste momento espetáculo, preferimos goleadas de 1 a 0, que nos passem a confiança de que podemos chegar ao título.

O primeiro tempo foi medíocre, com todo o poder do significado desta palavra, medíocre é a tradução de "dar pro gasto". A seleção não dominou a ponto de dizermos que jogou feio com competência, pois alguns setores, como o meio campo, foram irritantemente incompetentes. Kaká e gaúcho erraram em grande quantidade.
O primeiro jogou os primeiros minutos e sumiu no restante. Gaúcho esqueceu do que é capaz, fizeram uma lavagem cerebral-tática e ele agora só toca a bola para os lados, e sempre.Timido de irritar. Os laterais não marcam , não dão cobertura, marcam mal e não apoiam. O que fazem eles no time? Experiência deve ser valorizada,em uma competição como a Copa, que é eliminatória, e em um país que despreza seus idosos, isso é muito bom, porém, vovô Trancozo(96 anos bem vividos) aposta que ganha na corrida de Roberto Carlos.

Os times de Parreira tendem a "valorizar a posse de bola", mas pelo que lembro, este toque de bola(que parece interminável) sempre foi feito no ataque e não na defesa, onde os riscos são grandes . Mesmo com as boas atuações do verdadeiro quadrado mágico(Lúcio, Juan , Dida e Zé Roberto) , eles não podem ser responsáveis pelas armações das jogadas enquanto os "craques"(Gaúcho , Kaká, R.Carlos e Cafu) se escondem fugindo da responsabilidade da armação.

Ronaldo carioca vem crescendo como esperava o técnico e Adriano parece pesado. Aliás , Gerd Muller, que o Ronaldo ultrapassou em número de gols , era chamado de Der Dick (o gordinho) em 1974, quando se tornou recordista de gols.
Que venham os "azuis", que nós vamos aposentar o Zidane.
charge de Ivan do Correio de Natal.