segunda-feira, julho 16, 2007

ARGENTINOS AMARELARAM!


Os hermanos tem sim valores individuais de maior qualidade do que os nossos, nesta seleção da Copa América. Mais já se disse antes, não se faz um omelete sem que se quebre ovos. E o omelete argentino não foi nem para a frigideira.A Argentina não jogou nada e começo a acreditar que eles amarelam quando jogam contra a amarelinha. É verdade que eles respeitam qualquer time que vista a camisa da seleção brasileira, mas não pensei que eram tão temerosos assim. Foi um futebol de gala, quanto a estrutura tática do time de Dunga, não houve nenhuma possibilidade de reação "Hermana". Um verdadeiro nó tático. Há que se ressaltar também a tranquilidade do time brasileiro.


O que não posso aceitar, é que se diga que futebol bonito não ganha nada. O que se exige do futebol brasileiro é que ele seja competente , de acordo com a qualidade técnica dos jogadores , não de acordo com as viagens, ou elocubrações táticas de treinadores com a cabeça na Europa. Ser competitivo não significa se tornar burocrático.


Me preocupo muito com a falta de identificação da torcida com a seleção.Isto é um fato, e se explica principalmente pelas opções de convocações de brasileiros que jogam na Europa, muitos desconhecidos pela própria imprensa especializada. Alguns não fazem lembrar nem mesmo um jogo com camisas de clubes brasileiros. A seleção virou um factóide da imprensa e não atrai tanto o interesse dos torcedores quanto no passado. É verdade que a Copa do Mundo mobiliza ainda , muito o povo brasileiro, mas as outras competições já não nos atrai com tanta frequência. Não se pode também banalizar a aparição da amarelinha, como é feito pela CBF em jogos "caça-níqueis".


Continuo achando que seleções como a de 1982 vão ficar pra sempre na minha memória, enquanto esta... Talvez seja também, pelo fato dos jogos do selecionado terem se vulgarizado por causa da quantidade de aparições na tv.


Como dizia um trecho do samba cantado por Luis carlos da Vila, acho que de autoria de Candeia,"De qualquer maneira meu amor eu canto, de qualquer maneira meu amor, eu vou sambar..." e vou comemorar sempre um título da seleção brasileira.