quinta-feira, julho 31, 2008

FLU-FUTURO

Por Alethéia Laranjeiras

Tenho que lembrar à todos que Renato Gaúcho em um ano à frente do comando do Fluminense foi campeão da Copa do Brasil, quarto colocado no campeonato brasileiro e finalista da Copa Libertadores. Que técnico de futebol no Brasil tem este currículo em um ano?

No entanto, a perda de quase todo o time titular, tendo por consequencia, seguidas partidas de péssimo futebol, fez com que o clima ficasse ruim para a permanência de Portalupi sob o comando do time.

Não podemos mais esperar pela sorte ou pela capacidade de um dos nossos bons jogadores resolverem as partidas sozinhos. A atuação coletiva do Flu não inspira nenhuma confiança, desde muito, desde à própria Libertadores pudemos ser agraciados com as bençãos de João de Deus para resolvermos as partidas à nosso favor juntamente com a capacidade técnica dos nossos jogadores.

O erro maior foi no início do ano Renato ter abalizado nosso elenco como bom, quando na verdade, tinhamos um bom time, o melhor em 23 anos, com um banco medíocre. Sentimos isso durante a própria competição internacional e agora sofremos mais ainda, com a perda, seja por contusão, convocação ou suspenção de boa parte do nosso time titular.

Mas será que a responsabilidade pela má fase do Flu é toda do Renato? Claro que não! A maior responsabilidade pelo caos instalado é da diretoria que não estava preparada para a "surpresa" da final, que empurrou o campeonato brasileiro com a barriga(e que barriga!) com um time de reservas lamentável.

A lentidão com que a diretoria toma decisões importantes não pode ser confundida com responsabilidade.Precisamos de um elenco de qualidade e segurarmos com todas as "armas" financeiras os Tiagos.

Agora, quem sería tão competente para assumir o cargo de treinador, a ponto de reunir capacidade tática e promoção de estabilidade emocional ao grupo nos momentos difíceis pelos quais passamos?

Luxemburgo e Felipão, que são os melhores, são impossiveis neste momento. Será que Parreira conseguiria juntar os cacos das laranjeiras? Pois se for trocar o comando técnico, não vejo muitas alternativas de qualidade.

Renato é um bom técnico, adquiriu experência, fez um belo trabalho, e o que nos proporcionou desde o ano de 2007 vai ficar pra sempre na memória de todos os tricolores.Renato nós lhe agradecemos do fundo do nosso coração, porém, o desgaste pelo qual está passando, você não merece e tão pouco nós torcedores merecemos.