terça-feira, junho 06, 2006

Joga,joga,joga...



Veja se esta publicidade não expressa o desejo das mulheres que não gostam de futebol.Foi publicada por Thiago Petrik no site nominimo.com.br

FUTEBOL E CONSCIÊNCIA.


O título desta página se justifica pelo futebol nos permitir o delírio, a ilusão, o sonho. Qual menino,já se disse tanto, não sonhou em participar deste mundo de sonhos , inebriado com as firulas do Gaúcho ou pelas cifras suntuosas de um mundo à parte que vivem os grandes craques. Aliás os meninos se declaram hoje muito mais desejosos pelos milhões do que pelos dribles.
É claro que vou falar de futebol, do sonho, da arte, produzida principalmente, por Latinos e africanos.
É a Arte que nos delicía, os dribles e o gol.A festa dos povos em torno do girar da pelota, mas a consciência(a outra parte do título) cutuca para as contradições, para não deixarmos que a mercantilização apague o romantismo.Das lembranças que carregamos,que quando meninos , nos divertíamos em colocar a tampinha de refrigerante, a bolinha de papel, ou qualquer outro objeto, entre as pernas de um "adversário", e ainda nos sentíamos como se fossemos Pelé.
A consciência chama a atenção para feiúra dos padrões técnicos, encarceiradores da criatividade, para a violência, para a corrupção, do futebol-negócio, ou seja, todas as contradições que existem nas sociedades capitalistas, no qual o futebol é uma das suas expressões.
O futebol é uma das poucas coisas que pertencem à todos.Os descalços , famintos por comida,educação e cultura, à todos os deserdados da terra , das crianças e enfermos, que para praticarem uma grande jogada, basta a imaginação criadora. Ensaiamos jogadas em nossa mente.Ensaiarei aqui, mas também cutucarei com "vara curta" as contradições deste ópio cativante, chamado futebol.

Gafe ou ato falho?

"no dia 9 de julho o mundo vai conhecer um novo campeão"!
disse o presidente da FIFA. O que será que ele queria dizer com isto?
Será que ele é profeta ou a Copa do Mundo de 2006 já está decidida?

ORA BOLHAS!


A mercantilização do futebol colocou, a vírgula em forma de cifrões, em sapato apertado.
Com direito a entrevista em programa esportivo de televisão, o relações públicas da Nike explica o problema de bolhas causado pelas chuteiras usadas por Ronaldo, que isto nunca havia acontecido antes , mas que técnicos da empresa se reuniram com o jogador e resolveriam este problema.Provavelmente os representantes da vírgula, símbolo do momento Capital-global, devem ter puxado as orelhas do seu modelo "fenômeno", por expor sua mercadoria de 10 mil dólares ao ridículo.


Os moleques que chutam a bola em meu portão, ralando seus pés no asfalto em declíve, me pediram para escrever aos "senhores nike", para que eles fossem obsequiosos em doar uns novos modelos de chuteiras, pois seus pares de tênis comprados nas Sendas- supermercados, que usam para ir à escola ou às festas da igreja, estão lhe fazendo bolhas.Está feito o pedido.


Minha mulher comprou um tênis da "vírgula em cifrões" para suas atividades físicas. Porém nos chamou a atenção a recomendação da etiqueta: " Para maior durabilidade do produto, alterne seu uso com outros calçados". Ou seja, não use pois estraga, seus bolhas!
(figura do charges.com.br)